sexta-feira, 4 de março de 2016

Anatomia cartesiana do RN

Anatomia cartesiana do RN

É inegável que o mapa do RN lembre um enorme paquiderme, mesmo que de uma forma estilizada como diria qualquer artista plástico. Um mapa a princípio é uma mídia impressa, representativa de um espaço geográfico baseado em latitudes, longitudes e altitudes, esboçando um espaço tridimensional sobre uma folha de papel que é bidimensional. Um mapa pode ser um elemento representativo de grandes áreas geográficas e uma carta pode representar e localizar com mais precisão elementos geográficos principais ou específicos, em uma área menor com mais elementos a respeito do espaço representado, com mais detalhes.
Sendo assim é possível com um pouco de conhecimento de anatomia externa de um elefante, usar o princípio de Descartes com eixos perpendiculares, os eixos x e y, ou abscissas e ordenadas e fazer um estudo de anatomia deste paquiderme riograndense do norte.
Sendo uma análise sintética, alguns elementos do mapa que caracterizam e definem a silhueta de um elefante serão destacados aqui. A tromba, o dorso, as patas,  uma suposta boca, a porção  glútea e um olho, tendo em vista que o mapa é bidimencional. E o elefante no mapa é visto lateralmente. 
Acreditava-se que havia apenas duas espécies de elefantes, o africano e o asiático.  Estudos recentes sugerem que ha mais espécies de elefantes, são animais terrestres pesando até 12 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. E as suas características mais distintas são as presas de marfim. (Wikipédia). O elefante aqui descrito não é possível distinguir a espécie. Mas é possível arriscar um palpite de ser asiático, pois é possível identificar no seu dorso Macau, uma região da China. 
Diante do mapa do RN algumas partes do elefante podem ser facilmente identificadas. Apêndice que caracteriza distinguir um elefante, a tromba.  Onde encontramos a cidade de Alexandria, localizada na tromba do elefante, a tromba que investiga o caminho à frente e transforma a informação em conhecimento tal como a mais famosa biblioteca do mundo, a Biblioteca de Alexandria, destruída após um incêndio (Wikipédia). Outra cidade é Pau dos Ferros, localizada também na tromba, que é um órgão extremamente especializado e importante, capaz de pegar um a simples folha como também derrubar uma árvore (Wikipédia).
Investigado o alimento, é coletado pela tromba e levado à boca, em uma suposta boca no mapa encontramos a cidade de São Rafael, o arcanjo comum ao cristianismo, judaísmo e islamismo. Encontrando água esta é também levada à boca e encontramos em São Rafael uma represa que inundou a cidade na década de 1980 (Wikipédia).

No olho está Mossoró, a cidade que olha a vida com outros olhos, outras concepções A cultura que mostra a vida pelas artes. Pela visão de cada autor, escritor ou diretor. Histórias e Estórias de cangaceiros invadindo a cidade fazem parte de sua cultura e urbanismo. Assunto e imaginação farta para os cordelistas. Mas Lampião invadiu ou não invadiu a cidade? O mossoroense afirma que não, a estratégia militar também. Um sítio só é considerado invadido e ocupado quando as tropas entram e se instalam. Lampião entrou na cidade, mas não instalou o seu comando, tal como as UPPs fizeram no Rio de Janeiro. E quem poderá afirmar se a luz de Lampião iluminou o não iluminou a cidade? Os historiadores saberão dizer sobre a Mossoró antes e a Mossoró depois do episódio de Lampião e seu bando. E o que teria acontecido se lampião não, tivesse ido lá. [...] si por acauso resolver mi a mandar a importança que aqui nós pedi. Eu invito di entrada ahi [...], palavras do Capitão Lampião em bilhete ao prefeito de Mossoró depois da negativa em atender ao pedido de 400 contos de réis, em 13 de junho de 1927.

Finalmente a parte glútea onde encontramos Natal uma cidade sem saneamento e o Parque das Dunas, uma porção remanescente da Mata Atlântica, com uma diversidade e riqueza de um bioma tal como a flora intestinal, onde os nutrientes alimentares são absorvidos. No mapa, os pés sãos difíceis de identifica-los individualmente, estão em Parelhas.   

Texto publicado em O Mossoroense em Mosssoró/RN, 23 de agosto de 2012

Roberto Cardoso (Maracajá) Reiki Master & Karuna Reiki Master | Produtor Cultural e Ativista Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário