domingo, 10 de abril de 2016

O maior legado da Copa

O maior legado da Copa 

Nos últimos anos o Brasil tem passado por transformações antes nunca vistas, e em curto espaço de tempo. O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC vem acelerando ações e investindo dinheiro nas mais diferentes áreas.  

Uma verdadeira faxina e maquiagem vêm acontecendo para receber as visitas que avisaram sua chegada de ultima hora. Reformas de adequação e ampliação em aeroportos se tornaram necessárias. Acessibilidade e facilidades de deslocamento em grandes centros, ampliando e investindo no transporte publico dos centros urbanos. 

Alguns apagões motivados por excesso de demanda, falhas no fornecimento e stress no sistema de distribuição, deixaram diversas cidades e estados às escuras. E agora todas as obras, novas e recentes, para receber os convidados possuem sistema de ar condicionado. Rodoviárias, aeroportos, estações de transferências nas vias urbanas e metrôs são as obras de responsabilidade do setor publico. Shoppings, lojas e restaurantes, obras de responsabilidade do setor privado, aliado a grande oferta de imóveis novos. A acessibilidade climática para povos de zonas frias e temperadas, para que não sintam diferenças ou desconfortos na zona tropical. 

Cursos gratuitos de capacitação para taxistas, setores ligados à alimentação e gastronomia, bem como outras profissões ligadas ao turismo foram oferecidos pelo Sistema S. Jovens ofereceram-se como voluntários e foram cadastrados e capacitados para fazer o receptivo das delegações, turistas e torcedores.

O esporte tido como preferência nacional tem mudado sua performance, reformando estádios e buscando um melhor desempenho no quesito conforto do torcedor. O país não tem mais estádios de futebol, agora possui Arenas, que a princípio são locais onde poderão ser realizadas partidas de futebol. Esta é a expectativa para a Copa do Mundo 2014 a ser realizada em território brasileiro. Depois da Copa deverão vir novas finalidades, e novas responsabilidades sobre os espaços de arenas. 
O país se prepara para receber visitas, turistas de todo o mundo aproveitarão as partidas de futebol para conhecer, visitar e revisitar o país. Um grande movimento interno também deverá acontecer com migrações internas entre cidades sedes dos jogos. Estruturas e infraestruturas serão colocadas à prova. O uso intenso de corredores rodoviários e aéreos poderão definir novas necessidades de transporte de passageiros como o ferroviário e o marítimo, tal como acontece na Europa. O MERCOSUL poderá perceber novas necessidades econômicas e viárias. 

Uma novela foi produzida mostrando belezas naturais e reservas minerais, já foi exibida no Brasil e deve estar circulando o mundo pelas TVs e computadores via internet. A novela criou uma cidade fictícia juntando paisagens próximas ao ponto de grande importância na ultima Grande Guerra.
Um movimento ocupou os espaços públicos do mundo depois da virada do século. Estudantes brasileiros foram às ruas pedindo melhorias no transporte e na educação, sem um bom transporte não se chega a universidade. Por outro lado parcerias estaduais e federais formaram frotas de veículos escolares facilitando o acesso escolar. 

Jovens organizam-se pela internet para promover encontros e manifestações mostrando que estão em dia com a tecnologia e a mobilização. Alguns destes encontros estão preocupando administrações shoppings que vem nisto ações de furtos e arrastões. 

A política esta em crise colocando os poderes executivos e legislativos contra a parede para que tomem atitudes em defesa do cidadão, do contribuinte e do eleitor que prometem uma revanche nas urnas. E o efeito facebook tem tido mais efeito que a satisfação de sediar uma Copa do Mundo. O povo começa a entender que pão e circo é o mesmo que cesta básica e futebol.

O maior legado da Copa não devera ser as facilidades e mobilidades urbanas, promovidas e realizadas em função da Copa 2014. Mas uma nova visão de mundo e de comportamento. Um exercício de cidadania que estrangeiros deverão deixar aos brasileiros quando aqui desembarcarem, exigirem e defenderem os seus direitos garantidos por acordos internacionais. E aqui exibirem seus deveres de cidadania de um mundo mais antigo, mais respeitado, mais civilizado e mais organizado. 

Entre Natal e Parnamirim/RN ─  17/12/2013  

Texto escrito para:  O Mossoroense     
Publicado em 19/12/2013
O Mossoroense
Mossoró/RN

Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento 
Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento 
Key Words: management; quality;  knowledge   
Roberto Cardoso (Maracajá)  ESTRATEGISTA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário